A Informação

Depois de um trabalho desenvolvido na especialização resolvi expor aqui no blog, um dos tópicos que, por ventura, está muito relacionado a nossa proposta.
A seguir faremos agora uma breve abordagem sobre informação.
A informação basicamente surge a partir da agregação de valores na percepção de algo. Atribuímos a esse ‘algo’ o sentido de dados. Gerando a parti do seu uso o conhecimento, a informação adequadamente utilizada deixando ao usuário benefícios ao seu desenvolvimento, assim como a sociedade. A informação age como “agente mediador na produção do conhecimento a informação qualifica-se, em forma e substância, como estruturas significantes com a competência de gerar conhecimento para o indivíduo e para o grupo” (BARRETO, 1994, p. 3).
A informação é posta como algo inscrito (BERRETO, 2005; OLETO, 2006), independente do seu formato, sendo ele visual ou auditivo, mas vista como um registro deu ao homem a facilitação de geração do conhecimento, pois poderia ser registrada e armazenada. Apropriando assim a contribuição da transferência da informação no tempo e no espaço (BERRETO, 2005).
Para Barreto (2005) a essência do fenômeno da informação está adequada ao processo de transferência de informação, efetiva entre os sujeitos do processo, podendo possivelmente gerar conhecimento. Nesse sentido observamos a modificadora do pensamento e da sociedade: a informação. Sendo imprescindível a percepção desta para a geração de conhecimento, expondo o individuo a um nível melhor de vida. Para esse processo dá-se certa importância, pois isso dependerá, também, do nível de conhecimento do receptor, já que é nesse momento definida a relevância do dado analisado (OLETO, 2006).

Referências:
BERRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, [s.l.], v. 8, n. 4, p. 4-8, 1994.
BERRETO, Aldo de Albuquerque. A estrutura do texto e a transferência da informação. Datagamazero: revista de ciência da informação, v. 6, n. 3, jun. 2005.
OLETO, Ronaldo Ronan. Percepção da qualidade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 57-62, jan./abr. 2006.


Texto de:
Ellison Cleyton
Bolsista do MPEG
email: ellisoncleyton@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário