Conhecendo mais um pouco de biblioteca 2.0

Desde os primórdios, dos tempos do papiro ou pergaminho a arte biblioteconômica vem tomando ares inovadores, se desenvolvendo e adaptando de acordo com a realidade. E o mais interessante nisso tudo é a necessidade de mudança que o próprio bibliotecário tem que se submeter para fazer com que sua função continue sendo exercida como se é esperado.
Hoje é muito comum ouvirmos falar em inovação, atualização, reconstrução e muitas outras coisas deste tipo, e lógico que na biblioteconomia não poderia ser diferente. Atualmente um dos termos que vem sendo bastante utilizado é a Biblioteca 2.0, que é uma adaptação de um termo da área de informática para nossa área.
Não abordarei aqui a utilização deste termo, sendo boa ou não, pois encontramos atualmente opiniões bem divergentes sobre este tema, contudo quero apresentar um pouco do que é esse termo para termos mais conhecimento sobre o assunto, haja vista ainda poucos autores discorrerem sobre o assunto.
O termo BIBLIOTECA 2.0 surge a partir da tecnologia WEB 2.0 que tem como principio o desenvolvimento de aplicativos que buscam ser melhores de acordo com a utilização das pessoas. Nessa tecnologia quanto mais se é utilizado maior o seu desenvolvimento, pois se vê a soma da inteligência coletiva, onde cada um colabora com o crescimento dessa tecnologia e onde mais poderia ser utilizado, junto a outros programas.
Para entendermos melhor numa comparação bem simples, a web 2.0 é como uma obra de arte realizada por varias pessoas, onde cada uma acrescenta sua idéia, melhorando continuamente o trabalho apresentado, buscando sempre o melhor produto final.
Seguindo o raciocínio da web 2.0 surge a biblioteca 2.0 que na visão de Maness (2007, p. 45) tem-se como “uma comunidade virtual centrada no usuário... Os usuários interagem e criam recursos (conteúdos) uns com os outros e com os bibliotecários.” Verificamos a importância da participação dos usuários e da interação deste com os bibliotecários, para que haja um desenvolvimento dos conteúdos para a disseminação e utilização da informação.
É importante ressaltar que este termo é principalmente relacionado à utilização das tecnologias nos serviços de informação na web e como estas podem ajudar no oferecimento de informações realmente úteis para o usuário.
Temos que estar atentos para as novidades que são apresentados pela web e como ela esta contribuindo para o desenvolvimento de todo o mundo, em especial no nosso caso no desenvolvimento da gestão da informação, ponto principal na vida do profissional de Biblioteconomia.
Fica então o convite para busquemos mais informações sobre a biblioteca 2.0, até mesmo para que utilizemos mais ainda suas facilidades e funcionalidades no desenvolvimento de nossa profissão.


REFERÊNCIAS E LINK'S:

MANESS, J. M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Traduzido por Geysa Flávia Câmara de Lima Nascimento e Gustavo Henrique do Nascimento Neto. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17, n 1, 2007. Acesse clicando aqui.

Ferramentas de “Web 2.0″ para bibliotecas.

Texto de:
Nilo M. Pereira Junior
Bibliotecário SENAI – DR/TO
email: nilobiblio@fieto.com.br

0 comentários:

Postar um comentário