Novas bibliotecas

Olá, caros leitores. Recentemente pude ler um artigo bem interessante sobre Biblioteca e Cidadania foi quando refleti sobre uma forma de atualização das bibliotecas. Falamos muito que é bom ler, pegar, folhear o livro. E de fato isso é incontestável, mas já parastes pra pensar o quanto a tecnologia influencia nas nossas vida? o quanto ela muda nossos costumes? Desse ponto de vista observo o quanto me desapeguei em consultar livro, raros são os casos, é claro ainda continuo comprando livros, mas não tanto o quanto os procuro online. O ato da busca online por um assunto chega ser intuitivo, até mais forte que o pensamento, digo isso porque primeiro penso em encontrar qualquer assunto na internet antes mesmo de buscá-lo em formato impresso e quando penso em comprar o livro, onde vou? numa livraria online é claro!!
Não estou tentando derrubar um paradigma, nem sou contra o uso de bibliotecas, até mesmo porque ainda acho que demorará muito pra que elas percam todas suas funções, isso se ainda perderem.
Pesando fortemente no foto das bibliotecas não perderem suas funções, é formo o pensamento de atualização das bibliotecas. Mais computadores, consultas online, wiki's, quem sabe, a atualização das bibliotecas agora se torna um fator primordial para o seu "a-in-fechamento".
Imagine uma biblioteca com uma visualização moderna, o quanto isso não chamaria usuários e principalmente os usuários mais jovens. Se a proposta é "a biblioteca atuar mais", não se deveria dar mais atualidade, tanto pra quem trabalha nela quanto pra quem a usa como fonte. Porém ainda assim daí surgem vários fatores, sendo que a principal é quem quer custear isso e com qual interesse?

Texto de:
Ellison Cleyton
Bolsista do MPEG
email: ellisoncleyton@gmail.com

1 comentários:

Lázaro

A mudança de habitos é um processo gradual e que se reforça com a nova geração, pois como essa geração teve ao seu dispor a facilidade de obter a informação que deseja de forma rápida e sem sair de sua casa, porque ir a uma biblioteca física?
Não acho que as bibliotecas irão "morrer" assim como o papel ainda não parou de ser usado, mas se faz necessário uma remodelagem.

Postar um comentário