Apresentação do Projeto desenvolvido na Biblioteca do MPEG

Essa apresentação foi desenvolvida no intuito de mostrar o trabalho parcial de estudo da coleção de periódicos científicos na Biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna, no Museu Paraense Emílio Goeldi.

Utilizou-se para isso a Lei de Bradford ou Lei da Dispersão, como base metodológica. Com isso foi possível identificar o Núcleo dos periódicos mais dedicados a instituição, como também o grupo de dispersão, os menos usados na biblioteca.

Esse trabalho serve como contribuição a estudos na área de ciência da informação, subsídio a formação de consócios e redes institucionais e o fortalecimento da pesquisa na instituição.

Abaixo a apresentação feita no III Seminário do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi. Realizado na própria instituição, no mês de setembro de 09.



Analise bibliométrica de periódicos científicos no MPEG
View more presentations from Elliscley.

Logo do XIII Erebd

Logo do XIII Erebd




Ai vai um gostinho da logo do evento. Para um melhor entendimento sobre ela, a ideia foi envolver um lenda muito conhecida na Amazônia, a Lenda do Muiraquitã, que é considerada também um verdadeiro amuleto da
sorte.
A simbologia consiste na forma de um sapinho feito de pedra ou argila de cor
verde, anteriormente confeccionado em
jade.
Para os indígenas a lenda acontece da seguinte forma:

"estes
batráquios eram confeccionados pelas índias que habitavam às margens do
rio Amazonas. As belas índias Amazonas (índias guerreiras), durante as noites de luar claras como o dia, após o acasalamento com seus parceiros da tribo mais próxima, se
dirigiam a um lago mais próximo e lá mergulhavam em suas águas retirando do fundo bonitas pedras, com um toque artesão rapidamente modelavam o simbólico Muiraquitã e o ofereciam aos seus amados. Esse presente, se caracterizava como um verdadeiro talismã pendurado ao pescoço. Acreditava-se que com o talismã os guerreiros teriam boa sorte e felicidade".

Até nos dias de hoje muitas pessoas ainda acreditam que o Muiraquitã traga felicidade, por isso ainda é considerado um amuleto de sorte para quem o possui.


Vamos participar do evento:
Período: de 18 à 23 de janeiro de 2010
Local: UFPA, Belém-PA