Conhecendo mais um pouco de biblioteca 2.0

Desde os primórdios, dos tempos do papiro ou pergaminho a arte biblioteconômica vem tomando ares inovadores, se desenvolvendo e adaptando de acordo com a realidade. E o mais interessante nisso tudo é a necessidade de mudança que o próprio bibliotecário tem que se submeter para fazer com que sua função continue sendo exercida como se é esperado.
Hoje é muito comum ouvirmos falar em inovação, atualização, reconstrução e muitas outras coisas deste tipo, e lógico que na biblioteconomia não poderia ser diferente. Atualmente um dos termos que vem sendo bastante utilizado é a Biblioteca 2.0, que é uma adaptação de um termo da área de informática para nossa área.
Não abordarei aqui a utilização deste termo, sendo boa ou não, pois encontramos atualmente opiniões bem divergentes sobre este tema, contudo quero apresentar um pouco do que é esse termo para termos mais conhecimento sobre o assunto, haja vista ainda poucos autores discorrerem sobre o assunto.
O termo BIBLIOTECA 2.0 surge a partir da tecnologia WEB 2.0 que tem como principio o desenvolvimento de aplicativos que buscam ser melhores de acordo com a utilização das pessoas. Nessa tecnologia quanto mais se é utilizado maior o seu desenvolvimento, pois se vê a soma da inteligência coletiva, onde cada um colabora com o crescimento dessa tecnologia e onde mais poderia ser utilizado, junto a outros programas.
Para entendermos melhor numa comparação bem simples, a web 2.0 é como uma obra de arte realizada por varias pessoas, onde cada uma acrescenta sua idéia, melhorando continuamente o trabalho apresentado, buscando sempre o melhor produto final.
Seguindo o raciocínio da web 2.0 surge a biblioteca 2.0 que na visão de Maness (2007, p. 45) tem-se como “uma comunidade virtual centrada no usuário... Os usuários interagem e criam recursos (conteúdos) uns com os outros e com os bibliotecários.” Verificamos a importância da participação dos usuários e da interação deste com os bibliotecários, para que haja um desenvolvimento dos conteúdos para a disseminação e utilização da informação.
É importante ressaltar que este termo é principalmente relacionado à utilização das tecnologias nos serviços de informação na web e como estas podem ajudar no oferecimento de informações realmente úteis para o usuário.
Temos que estar atentos para as novidades que são apresentados pela web e como ela esta contribuindo para o desenvolvimento de todo o mundo, em especial no nosso caso no desenvolvimento da gestão da informação, ponto principal na vida do profissional de Biblioteconomia.
Fica então o convite para busquemos mais informações sobre a biblioteca 2.0, até mesmo para que utilizemos mais ainda suas facilidades e funcionalidades no desenvolvimento de nossa profissão.


REFERÊNCIAS E LINK'S:

MANESS, J. M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Traduzido por Geysa Flávia Câmara de Lima Nascimento e Gustavo Henrique do Nascimento Neto. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17, n 1, 2007. Acesse clicando aqui.

Ferramentas de “Web 2.0″ para bibliotecas.

Texto de:
Nilo M. Pereira Junior
Bibliotecário SENAI – DR/TO
email: nilobiblio@fieto.com.br

Site que faz referências - Link Ufsc

Em uma das minhas peripécias na internet, encontrei um site bem interessante. Me pareceu confiável, já que é um site da UFSC.
Bem o interessante dele é que basicamente, digita-se os dados da obra e "tharam" aparece a referência toda normalizada.
Para conferir basta acessar o link abaixo ou clique aqui:
http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/index.jsp

Texto de:
Ellison Cleyton
Bolsista do MPEG
email: ellisoncleyton@gmail.com

XMinds


Esse sim é soft pra quem vive no pc. Pra quem é acostumado a fazer tudo no computador, como exemplo eu...rsrrrss!!!!
Com ele basicamente, pode-se criar mapas mentais direto no computador. Então se és acostumado a ler artigos, livros, assistir palestra, entre outros e acompanha ao lado papel e caneta pra montar o seu belo mapinha, objetivando uma melhor compreensão, tente usar o Xminds. Te garanto que esse soft substitui muito bem a função do papel e caneta.
Para fazer download basta fazer um registro básico e pronto. O site disponibiliza o programa tanto na versão freeware quanto shereware, é claro q esta ultima versão tem mais vantagens, por se conectar ao pacote MS Office.
Mas é isso ai, só conferindo mesmo, pra opinar.

Acesse o link: http://www.xmind.net/


Texto de:
Ellison Cleyton
Bolsista do MPEG
email: ellisoncleyton@gmail.com

Biblioteca 2.0, se come com o quê?

Considerei esse tópico bastante interessante, já que constantemente vem ganhando cada vez mais espaço, em sites, blog’s e até mesmo periódicos. Leva-se em consideração as diversas formas utilizadas para nomenclatura, como ‘biblioteca do futuro’, ‘biblioteca virtual ou digital’ e até mesmo ‘biblioteca 2.0’.

Apesar das diversas interpretações é imprescindível a conceituação de cada nomenclatura e se realmente é um novo paradigma na área de biblioteconomia ou pura e simplesmente, nada mais do que marketing em biblioteca, como tive a oportunidade de ler em alguns textos. Porém uma dos fatores que mais se discute com relação ao tema está ligado ao objetivo deste novo serviço, sendo que para alguns escritores do assunto como Álvaro Cabezas, o usuário vem a ser o centro do sistema, funcionando como um ponto de encontro, orientado a interações e as redes sociais.

Na oportunidade de ler outros blog's sobre o assunto, entende-se que primeiramente que há necessidade de compreender um pouco mais da Web 2.0.

A pretensão é que sejam postados mais textos sobre o assunto. Porém para início é interessante o acesso a alguns link’s, disponibilizados abaixo:


Texto no scielo

Blog Library Learning 2.1

Blog do Álvaro Cabezas: qué es biblitoeca 2.0

Texto de:
Ellison Cleyton
Bolsista do MPEG
email: ellisoncleyton@gmail.com